Apresentação
No curso Sales and Operations Planning, vamos mergulhar nas etapas essenciais da metodologia S&OP e do planejamento integrado. Não será apenas uma aula teórica, mas uma oportunidade imersiva de aplicar esses conceitos no projeto SOP Design. Utilizaremos um estudo de caso real para mapear todos os procedimentos de S&OP, proporcionando uma experiência prática e valiosa.
Prepare-se para adquirir conhecimentos de ponta e compreender as melhores práticas do mercado. Este workshop não é apenas uma atualização, é uma jornada para a excelência que adicionará valor significativo tanto para as empresas quanto para os profissionais envolvidos.
Certified in Integrated Sales and Operations Planning
Pack planning: S&OP + Demand Planning + PPCPM
Vai ser melhor com o pack planning, o tripé para planejamento.
O valor individual de cada curso é de R$ 1.600. Para fazer o pacote de planejamento com os três cursos na mesma NF, o valor total dos 3 cursos fica em R$ 3.120 (cada curso saindo por R$ 1.040 no pacote). São 3 cursos, 3 certificados e 3 datas diferentes. Cursos do pack planning: experiência ampla de otimizada de planejamento.
- S&OP Certified in Integrated Sales and Operations Planning
- CDFP Certified Demand Planning and Forecasting Professional
- PPCPM Planejamento, Programação e Controle de Produção, Materiais, MRP e Otimização de Estoques
Conteúdo
1. S&OP Sales and Operations Planning
1.1. Metodologia S&OP
1.2. Balanceamento: Sales, Finance, Operations
1.3. D&S: Demand and Supply
1.4. Dinâmica mensal
2. Gestor(a) do S&OP
2.1. Responsabilidades Claras
2.2. Coordenação de Equipe
2.3. Relacionamento com Stakeholders
3. Data gathering
3.1. Participantes, atividades, entradas, processamento e resultados.
3.2. Fontes e processamento de dados
3.3. Forecast estatístico
4. Demand planning
4.1. Participantes, atividades, entradas, processamento e resultados.
4.2. Métodos de previsão e ajustes sazonais:
4.3. Forecast colaborativo
5. Revisão de Portfólio
5.1. Participantes, atividades, entradas, processamento e resultados.
5.2. Critérios de revisão
5.3. Ciclo de revisão
6. Supply planning
6.1. Participantes, atividades, entradas, processamento e resultados.
6.2. Capacidade de produção e logística
6.3. Gestão de estoque
7. Revisão financeira
7.1. Participantes, atividades, entradas, processamento e resultados.
7.2. Indicadores financeiros
7.3. Ajustes orçamentários
8. Reunião de alinhamento
8.1. Participantes, atividades, entradas, processamento, resultados e função do financeiro
8.2. Pauta de discussão
8.3. Ações resultantes
9. Executive meeting
9.1. Participantes, atividades, entradas, processamento, resultados e função do financeiro
9.2. Tomada de decisões
9.3. Monitoramento pós-decisão
10. Modelo da planilha de S&OP
10.1. Planilha MTS e MTO
10.2. Cobertura, estoques e backlog
10.3. Relatórios gerenciais
11. S&OE
11.1. Link entre S&OP e S&OE
11.2. Desdobramento S&OE
11.3. Programação de execução
12. Estrutura S&OP
12.1. Rolagem e estrutura mensal do planejamento integrado
12.2. Time-phased S&OP
12.3. Gráficos de acompanhamento
12.4. Comparação de planos vs realizado
13. Calendário do S&OP
13.1. Frequência das Reuniões
13.2. Ciclo Anual
13.3. Planejamento
14. Conceito ampliado S&OP
14.1. Benefícios, iteração com o ERP e conexão com os processos da empresa
14.2. Relação do S&OP com o planejamento estratégico
14.3. Níveis de maturidade, S&OP efetivo, IBP
14.4. Principais objetivos do S&OP
15. Maturidade S&OP
15.1. Níveis de maturidade
15.2. Integração interdepartamental
15.3. Resiliência e adaptação
16. Métricas S&OP
16.1. Principais métricas utilizadas no S&OP
16.2. Agilidade na tomada de decisões
16.3. Adaptação de métricas à demanda sazonal
17. Cases de mercado S&OP
17.1. Estudos de caso
17.2. Variedade de setores
17.3. Lições aprendidas
18. Assessment de planejamento integrado
18.1. Metodologia de avaliação
18.2. Recomendações Estratégicas
18.3. Plano de Ação
19. Projeto S&OP Design: faça um projeto de S&OP com case próprio.
(detalhes do projeto serão informados no curso)