SOP Sales and Operations Planning / Planejamento Integrado (SOP, S&OP, IBP, SIOP, SFOP, SxOP, POV, PVO, PIVO, ISOP, ASOP, etc.)Workshop de S&OP

Apresentação
O Workshop SOP (Planejamento Integrado / Sales and Operations Planning) será participativo com foco prático, teórico e exercícios para melhorar a compreensão e necessidades individuais e corporativas. No início de cada seção teremos uma visão geral dos conceitos envolvidos para cobrir todos os assuntos e esclarecer dúvidas. Em seguida teremos o projeto SOP Design, com dinâmica prática, onde os participantes desenvolverão um projeto para melhoria ou implementação do processo de planejamento integrado utilizando dados próprios e case real. O evento é uma excelente oportunidade para ficar por dentro dos cases de sucesso em SOP, atualizar conhecimentos e entender as melhores práticas adotadas no mercado. Participar do curso SOP aChain é fundamental e gera valor para empresas e profissionais.
SOP Sales and Operations Planning
O profissional será capaz de
- Dirigir, planejar, organizar e controlar projetos, equipes e áreas envolvidas no planejamento integrado (SOP)
- Desempenhar um papel ativo na implantação, melhoria e avaliação do planejamento integrado
- Interagir com as estratégias de gerenciamento da demanda, restrições de fornecimento, planejamento financeiro, políticas de preços e promoções
- Trabalhar a integração de áreas no balanceamento entre suprimento e demanda
- Obter visão holística do planejamento integrado (SOP), links e fronteiras com os sistemas de planejamento e controle da produção
- Interpretar os principais KPIs para suportar as iniciativas de planejamento integrado (SOP)
- Elevar o planejamento integrado (SOP) da empresa para um nível de excelência.
Assuntos Abordados
- O processo mensal de planejamento integrado (SOP)
- S&OP, IBP, SIOP, SFOP, PVO, POV, PIVO, ISOP
- Implantação, melhoria e gerenciamento do planejamento integrado (SOP)
- Estratégias de gerenciamento da demanda, restrições de fornecimento, planejamento financeiro, políticas de preços e promoções
- Integração entre as áreas e o balanceamento entre suprimento e demanda
- Visão holística do processo de planejamento integrado (SOP)
- Links e fronteiras com sistema de planejamento e controle da produção
- Interpretar os principais KPIs para suportar as iniciativas de planejamento integrado (SOP)
- Desdobramento do planejamento integrado (SOP) para execução integrada (SOE)
Pré-Requisitos
Experiência profissional nas áreas de demanda, forecast, planejamento integrado (SOP), planejamento, PPCP, comercial, vendas, ou correlatas
Conhecimento das metodologias matriz RACI, 5W2H, SIPOC e diagrama de fluxo
Necessário entender de aritmética e funções básicas do Excel
Levar computador (ou fazer cálculos manualmente)
Exercícios Práticos
- Projeção de estoques e backlog (agregado)
- Cálculo a cobertura (DOH)
- Desenvolvimento de uma política de planejamento integrado (SOP)
- Alinhamento da empresa para iniciar o planejamento integrado (SOP)
- Definição famílias de produtos
ATENÇÃO: exercícios em planilhas e apresentação final em slides. Recomendamos levar notebook para realizar as atividades ou fazer cálculos manualmente.
Conteúdo
1. Cases de mercado de planejamento integrado (SOP)
2. Assessment de planejamento integrado (SOP)
3. Processo mensal de planejamento integrado (SOP)
3.1. Gestor(a) do SOP
3.2. Dinâmica mensal
3.3. Calendário SOP
4. Os cinco passos do planejamento integrado (SOP)
4.1. Data gathering
4.1.1. Parametrização do sistema
4.1.2. Demanda, vendas, embarques e faturamento
4.1.3. Atualização de arquivos
4.1.4. Master data
4.1.5. Vendas realizadas, produção, estoque
4.2. Demand planning
4.2.1. Product review
4.2.2. Demand review
4.2.3. Participantes demand planning
4.2.4. Atividades demand planning
4.2.5. Estrutura demand planning
4.2.6. Entradas, processamento e resultados
4.2.7. Função do financeiro em demand planning
4.3. Supply planning
4.3.1. Atividades supply planning
4.3.2. Participantes supply planning
4.3.3. Estrutura supply planning
4.3.4. Entradas, processamento e resultados
4.3.5. Gerenciamento da capacidade e perfil de carga
4.3.6. Time fence, período congelado e período líquido
4.3.7. Análise do planejado vs. realizado
4.3.8. Função do financeiro em supply planning
4.4. Reunião de alinhamento
4.4.1. Atividades da reunião de alinhamento
4.4.2. Participantes da reunião de alinhamento
4.4.3. Estrutura da reunião de alinhamento
4.4.4. Entradas, processamento e resultados
4.4.5. Função do financeiro na reunião de alinhamento
4.5. Executive meeting
4.5.1. Atividades da reunião de aprovação executiva
4.5.2. Participantes da reunião de aprovação executiva
4.5.3. Estrutura da reunião reunião de aprovação executiva
4.5.4. Entradas, processamento e resultados da reunião de aprovação executiva
4.5.5. Função do financeiro na reunião de aprovação executiva
5. Estrutura do planejamento integrado (SOP)
5.1. Rolagem e estrutura mensal do planejamento integrado na prática
5.2. Time-phased SOP, modelos e templates de planilhas
5.3. Gráficos de acompanhamento
5.4. Metas de estoque mínimo e máximo
5.5. LRRP, plano de armazenagem, plano de distribuição, plano de transportes
5.6. Cálculo do planejamento integrado MTO e MTS
5.7. Cálculo do planejamento integrado com time fence
5.8. Cálculo do planejamento integrado utilizando estratégia chase e level
5.9. Cálculo do DOH
5.10. Cálculo do planejamento integrado com backlog
5.11. Comparação de planos vs realizado
5.12. Desdobramento para execução integrada SOE (Sales and Operations Execution)
6. Conceito ampliado do planejamento integrado (SOP)
6.1. Benefícios, iteração com o ERP e conexão com os processos da empresa
6.2. Relação do SOP com o planejamento estratégico, planejamento de negócios, planejamento de investimentos, planejamento de lucratividade, planejamento de ativos e planejamento de capital
6.3. Níveis de maturidade, SOP efetivo, IBP
6.4. SOP e estratégia, SWOT, QFD, funil de inovação, lean, six sigma, PDCA, TOC.
6.5. SOP como centro nervoso do sistema produtivo
6.6. Principais objetivos do SOP
7. Performance e Métricas para o planejamento integrado (SOP)
7.1. Principais métricas utilizadas no SOP
8. Trabalho de Conclusão de Curso SOP design
8.1. Objetivo
8.2. Definição das famílias
8.3. Horizonte de planejamento
8.4. Desenho macro do processo
8.5. SIPOC para cada etapa
8.6. Participantes e responsabilidades
8.7. Agenda
8.8. Resultados esperados
8.9. Revisão crítica
8.10. Regras de conduta
O que está incluso
- Manual do participante
- Certificado de participação
- Para os cursos na aChain em São Paulo terá almoço e coffee
O que NÃO está incluso
- Estacionamento
- Hospedagem e deslocamento
- Outras despesas do participante