O que é o PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção?

O PPCP – Planejamento, Programação e Controle da Produção (em inglês: MPC Manufacturing Planning and Control), é uma estrutura para gerenciamento de produção e operações, composto por vários níveis de planejamento necessários para desdobrar as atividades, facilitar o fluxo de informações e realizar algo que seja rentável e de acordo com os objetivos da organização. Algumas características destes níveis são a agregação, o horizonte de planejamento, e o detalhamento.

O PPCP busca alinhar recursos, materiais, capacidade, capital e demanda, para evitar o excesso e ao mesmo tempo a falta, evitar a ociosidade e ao mesmo tempo a sobrecarga. Entre os trade-offs levados em consideração pode-se citar a eficiência (custo unitário), o nível de serviço (disponibilidade de mix e flexibilidade), e custos relativos ao valor investido em estoque.

A estrutura de PPCP reconhecida internacionalmente, mostrada na figura abaixo, busca responder questões como “o quê” e “quando” produzir, levando em consideração critérios como os insumos necessários, o que a empresa já possui, o que está em processo, e as restrições de supply.

Onde:

SP = Strategic Planning
S&OP = Sales and Operations Planning
RP = Resources Planning
RCCP = Rough-Cut Capacity Planning
CRP = Capacity Requirements Planning
DM = Demand Management (Gestão da Demanda)
MS = Master Scheduling